A partir da publicação da Portaria MEC 610/2024que "Institui o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes para  os cursos de licenciatura - Enade das Licenciaturas, altera a Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018, que dispõe   sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional  de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep  referentes à avaliação de Instituições de Educação Superior, de  cursos de graduação e de desempenho acadêmico de  estudantes, e institui o novo ciclo avaliativo do Enade"; e  da Portaria MEC 611/2024que " Dispõe sobre o Exame Nacional de Desempenho dos  Estudantes - Enade 2024", o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas.

Haverá mudança tanto na forma de avaliação quanto no formato do exame, com mudanças nos ciclos avaliativos. No dia 05/07 o Diretor de Avaliação do Inep participou de uma live, disponibilizada neste link

1. Apresentação do Sinaes: Visualização e download.

Acesse o Comunicado do Inep (1º de julho de 2024)

Acesse a Portaria (nº 610/2024)

Acesse a Portaria (nº 611/2024)

Acesse as Matrizes de Prova do Enade das Licenciaturas